domingo, 10 de março de 2013

O que é o Cabelo? Parte 1

Atualmente nós profissionais da beleza, temos a necessidade de buscar a informação.A exigência de um mercado cada vez mais esclarecido, requer aprofundamento em Tricologia ( estudo dos pelos ). Não basta apenas fazer um bom corte, uma boa coloração. O profissional deve manter sua clientela informada  com relação ao que acontece no seu cabelo, desde tratamentos a mudanças de cor. Eu sou um apaixonado por adquirir conhecimentos e por isso me dedico constantemente no assunto. Hoje a desculpa  a cliente que seu cabelo não dá para clarear ou mudar de ondulado para liso , porque não aguenta, não cola mais.!!!!! É preciso apresentar argumentos técnicos , e nada melhor do que conhecer a fundo o cabelo e os produtos.








Antes de continuar escrevendo sobre os  cabelos e suas possibilidades, temos  a  necessidade de algumas informações básicas que são uteis para a cliente e aos colegas de trabalho que estarão lendo o blog. 
Bom, toda cliente quer transformar o visual ,do tipo alizar, colorir, mechar, escurecer e clarear, entre outras tantas misturas de técnicas e serviços ( Ou tudo ao mesmo tempo, rs ). Enfim  o cabelo é composto por estruturas queratinizadas, pigmentos e outros elementos que no momento não precisamos destacar. A sua estrutura é composta fisicamente por 3 partes que merecem destaque.


Cutícula é a camada mais externa do cabelo, a título de comparação, ela é  próxima a escamas incolores sobrepostas, como mostram as figuras. Se bem estruturadas conferem um cabelo saudável e brilhante. Se elas forem processadas por qualquer química ou tração  inadequada, ficarão elevadas e o cabelo se torna áspero e sem brilho. 

Córtex: Possivelmente a parte mais importante do fio, onde encontramos os pigmentos naturais do cabelo. Todo processo químico se concentra nesta parte.

Medula: parte interna da estrutura, compostas por células queratinizadas, não influindo nos processos químicos.



Quando o cabelo apresentar :

Ressecamento:  As cutículas, provavelmente estão abertas ( dependendo do angulo da abertura será o grau do problema) ;
Fios Quebradiços: O cortex,  deve ter sido agredido quimicamente por transformações drásticas e sem um  pré teste de mechas. Excesso de coloração, alizamento inadequado, etc... A maioria dos danos , quase sempre  é fatal... só VITAMINA T ou se existir a possibilidade tratamentos ( ainda teremos um post sobre o tema ).


Bom, o assunto é looooooongo. até a próxima!!!!!!



2 comentários:

  1. Carlos,
    Adorei a idéia do blog! As clientes agradecem! Muito sucesso pra essa idéia, tenho certeza que vai dar super certo! Estou aguardando pelos próximos posts... =)

    Beijo,
    Caroline Muniz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol quero muitas novidades por aqui.... Para ajudar as Belas e os Belos a cuidarem dos cabelos.

      Excluir

Obrigado por comentar