quinta-feira, 5 de setembro de 2013
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
quarta-feira, 27 de março de 2013
Testado e Super Aprovado!!!!!
Tratar é preciso!!!!!!
Repor ao cabelo tudo que ele perdeu durante os processos químicos de descoloração, secadores, chapinhas e outras químicas mais agressivas é fundamental.
A Nanotecnologia é palavra do momento. Várias marcas apostam nesta tecla.
A Nanotecnologia é palavra do momento. Várias marcas apostam nesta tecla.
O resultado é incrível!
A reposição de aminoácidos e a "bola da vez", por ser um tratamento que atinge o foco do problema.
A reposição de aminoácidos e a "bola da vez", por ser um tratamento que atinge o foco do problema.
Fica a dica para as antenadas:
Áté a próxima!!!!
sábado, 23 de março de 2013
Reconstrução Capilar - JOICO
Muitos fatores contribuiem para danificar os cabelos: modelagem térmica, processos químicos e fatores ambientais: incluindo : sol, vento, climas secos e úmidos.
Fica a dica!!!!
terça-feira, 19 de março de 2013
Qual cor combina com o seu cabelo?
Antes de dar um up no visual, preparei algumas sugestões de tonalidades que combinam com a cor dos seus cabelos...
Quase toda mulher adora mudar o look. O detalhe é que existem variações de tons que não combinam com a tonalidade do seu cabelo. Para cada tipo físico existe uma cor mais adequada.
A cliente que deseja estar em dia com o visual, vale a pena checar todas as possibilidades: cortes desconectados com mechas finas em tons quentes ou frias.
Pele Morena
Mechas mais " queimadas", tons acobreados,douradas e avermelhadas.
Peles Brancas e Orientais
Qualquer cor fica legal, exceto os tons de cinza que deixam a aparência apagada.
Pele Negra
Mechas mais finas em tons quentes como caramelo, chocolate, avermelhados. Evitar as mechas muito claras nas pontas, este efeito tira a naturalidade.
Para ELES
Mechas finas em tons de mate. Fica super natural
A regra número 1 para um colorista é coloração não clareia coloração. Se o seu cabelo está escuro, aplicando uma cor mais clara não irá clarear e sim manchar.
Procure o profissional para criar inúmeras combinações de cor e técnicas.
Algumas sugestões de Mechas:
Até a próxima!!!!
Dúvidas, sugestões de post e contato: carlostotytecnico@gmail.com
sábado, 16 de março de 2013
Dicas para cabelo com alisamento
Antes de secar, lembre-se de proteger os fios com um creme leave-in (sem enxágue) com proteção térmica . Isso evita que as escamas dos fios se abram, comprometendo o processo.
Aposte em secadores profissionais, hoje são ferramentas que ajudam a secar com proteção.
Modere na lavagem.
Cada tipo de alisamento tem um tempo de pausa específico, em média 2 a 3 dias. Quando o alisamento já sai sem resíduo de produto não há necessidade de lavar. Confirme com o profissional e siga as orientações.
Lave em dias alternados. O processo cria uma espécie de capa sobre os fios. Assim, quanto mais lavar o cabelo, mais rápido sai. Com isso o retorno é maior durabilidade.
Usar uma linha de manutenção para o tipo de cabelo e fazer o tratamento em casa , para potencializar o serviço.
Confira na embalagem o pH do seu shampoo entre (4,5 e 5,5) é o mais indicado. Já o alcalino abre as escamas e elimina o produto usado no tratamento. Observe no rótulo do seu shampoo a indicação.
Aposte nos produtos efeito liso. Eles formam uma protetora sobre os fios, proporcionando um efeito mais liso.
Lembre-se que o serviço de alisamento é termo ativado, então se lavar em casa e secar reforça o efeito liso.
Observar qualquer processo de coloração que for feito posteriormente, se for fazer cor, tomar cuidado DOBRADO, ou melhor TRIPLICADO. Para tal o melhor é fazer uma consultoria com o seu profissional.
Agradeço os emails que recebi com dicas e dúvidas. Em breve post sobre lizo x oleosidade.
Até logo!!!
quinta-feira, 14 de março de 2013
Mechas
Nossa hoje foi corrido. Achei que não iria sair nem um post:)
Bom , vamos falar de um tema que sou apaixonado e é minha especialidade que são as mechas.
Podemos dizer que este serviço possui inúmeras variações, podendo ser poucas, muitas, finas, grossas, marcadas, transparências, quentes , frias e muito mais...
Este assunto é bem rico em conteúdo e podemos dizer que dá "pano para manga".
Antes de qualquer decisão é fundamental o diálogo entre profissional e a cliente.
Gosto muito da pergunta:
Que loira você quer ser hoje?
Hoje, porque daqui a 3 meses pode aparecer outra tendência, outras cores e outras técnicas.
Vamos definir o que é mecha: as mechas são pequenas quantidades de cabelo, que serão clareadas ou escurecidas para dar um efeito mais marcado ou mais luminoso.
Alguns exemplos:
Mechas marcadas
Mechas Free hands
Mechas com tendência mais clara nas pontas
Está técnica dominou o mercado, principalmente pela praticidade do retoque a longo prazo. Muito utilizada pelas morenas que querem iluminação e pelas loiras que querem mais luminosidade nas pontas. Ela aparece com vários nomes como ombré hair, texanas e californianas. Esta é uma das técnicas que mais faço no studio.
As mechas podem ser produzidas no papel (eu só faço no papel, por uma questão de gosto e estilo). Eu clareio, faço inversas, pontas, raiz e muitas outras..
Logo vou produzir vários cabelos e postarei o passo a passo de técnicas variadas e cores multiplas....
Até a próxima!!!
quarta-feira, 13 de março de 2013
Fios Brancos
Os cabelos brancos ou canície é a descoloração adquirida dos cabelos, ou seja, é a perda do pigmento dos fios. sua relação está ligada a falta de produção de pigmentos pelas células pigmentares (melanócitos).
Geralmente está relacionada com a sua genética, ou seja, é hereditária. O seu aparecimento varia individualmente, uns precoce outros depois dos 40 anos.A única solução é colorir!!!
Eu tenho clientes que apareceram os brancos desde os 15 anos e tenho clientes no studio com mais de 60 anos que não possuem um único fio branco.
Menos de 50% eu disfarço com mechas frias bem finas, procurando realçar as pontas para mudança de foco.(Este serviço disfarça até um certo ponto.)
50% ou mais eu uso colorir e aplicar algumas mechas para iluminar, ai não tem solução, a cliente assume os fios brancos ( o que é raro!!!!) ou faz cor!!!
É engano pensar que "tinturas capilares" fazem surgir mais cabelos brancos, ou que provocam a sua queda, pois como já vimos, tanto um quanto o outro , são um problema genético.
Existem vários tipos de colorações, destacando as que eu utilizo no meu dia a dia no studio:
Tonalizantes com durabilidade entre 5 a 10 lavagens.Geralmente não altera a cor natural.Indicado para disfarçar os primeiros sinais de cabelo branco.
Permanentes: penetram no interior da fibra capilar e altera os pigmentos naturais retirando-os e revelando uma nova cor com várias combinações de possibilidades de cor. São mais resistentes e com alta durabilidade. É o ideal para uma cobertura total dos fios brancos.
Hoje o mercado já oferece colorações específica ao cabelo branco. Elas devolvem o colágeno,elastina e outros componentes que o cabelo perdeu. Sua formulação é totalmente formada para uma alta fixação e maior cobertura com base reforçada.
Até !!!!
terça-feira, 12 de março de 2013
Danos capilares
Continuando sobre a estrutura dos fios, após uma pincelada em partes do cabelo e um pouco sobre a melanina do cabelo, já temos uma noção do que realmente acontece nos processos de transformações nos salões de beleza.
Alguns fatores podem agredir a fibra e até podem desencadear problemas irreversíveis, alterando as fibras
Dieta radical
O baixo consumo de nutrientes, não suprindo as necessidades diárias podem enfraquecer, desbotar e até mesmo criar pontas duplas.
Meio Ambiente ( sol, poluição, vento, mar, piscinas,etc...)
Sempre quando for expor os cabelos utilizar proteção solar nos fios, impedindo assim a despigmentação e o desbotamento da cor.
Hoje a maioria dos produtos capilares já contém algum nível de proteção contra o sol.
O vento pode embaraçar e quebrar a fibra.
Trações mecânicas: Lavagem, secagem, e pentear de forma incorreta
O cabelo úmido somado a força mecânica aplicada no ato de pentear favorecem a quebra e o deslocamento das cutículas ( post: O que é o cabelo parte 1)
Transformações químicas ( permanentes, colorações e descolorações)
O processo químico mal elaborado com produtos de baixa qualidade ou não indicado para o tipo de processo podem danificar e muito a estrutura interna e externa da fibra.
(Não adianta nada um produto de excelente cosmeticidade nas mãos de quem não domina o assunto). O tempo de pausa insuficiente ou exagerado e a falta de um bom diagnóstico são outros pontos a serem observados
Equipamentos com muito calor tais como chapinhas e modeladores
O uso indevido e com frequência pode causar pontas duplas ou ressecamento.
Até a próxima!!!
segunda-feira, 11 de março de 2013
O que é o cabelo ? Parte 2
Oiiiii, espero que tenham gostado da introdução sobre Tricologia capilar.
O cabelo é um anexo da pele, formado fisicamente por cutícula, medula e cortex. Em sua formação química encontramos células de queratina , pigmentos e outras substancias estruturais complexas.
Dando destaque ao córtex, onde tudo acontece, vou destacar os pigmentos naturais (melanina ).
A melanina é produzida pelos melanócitos, sendo dela a função de colorir pele, olhos e cabelos.
Constantemente , o cabeleireiro profissional trabalha com mudanças nessas estruturas. Ora clareando, ora escurecendo e até mesmo corrigindo cabelos que foram processados de forma errada... ( farei um post sobre clareamento )
O cabelo possui 3 tipos de Melaninas naturais ( não estamos ainda falando de pigmentos artificiais, chegaremos lá... rs!! ):
Eumelanina responsável pelos tons escuros;
Tricossiderina pelos tons ruivos e avermelhados ;
Feomelanina pelos tons amarelados.
A mistura em proporções diversas resultará nos variados tons de cabelo que encontramos em todos os reflexos e nuances ( adoro essa palavra, rs ), lembrando que todos os fios ( que ainda não ficaram brancos ) possuem os 3 tipos de pigmentos, variando sua quantidade em cada fio.
Quando a cliente quer clarear seu cabelo natural , o processo terá incio ( descoloração por exemplo ) retirando a eumelanina, depois a tricossiderina e finalmente feomelanina. Um diagnóstico errado pode produzir o famoso "cabelo laranja", o terror das louras de plantão.
É neste momento que "mora o perigo" .
Até a próxima!!!!!
domingo, 10 de março de 2013
O que é o Cabelo? Parte 1
Atualmente nós profissionais da beleza, temos a necessidade de buscar a informação.A exigência de um mercado cada vez mais esclarecido, requer aprofundamento em Tricologia ( estudo dos pelos ). Não basta apenas fazer um bom corte, uma boa coloração. O profissional deve manter sua clientela informada com relação ao que acontece no seu cabelo, desde tratamentos a mudanças de cor. Eu sou um apaixonado por adquirir conhecimentos e por isso me dedico constantemente no assunto. Hoje a desculpa a cliente que seu cabelo não dá para clarear ou mudar de ondulado para liso , porque não aguenta, não cola mais.!!!!! É preciso apresentar argumentos técnicos , e nada melhor do que conhecer a fundo o cabelo e os produtos.
Antes de continuar escrevendo sobre os cabelos e suas possibilidades, temos a necessidade de algumas informações básicas que são uteis para a cliente e aos colegas de trabalho que estarão lendo o blog.
Bom, toda cliente quer transformar o visual ,do tipo alizar, colorir, mechar, escurecer e clarear, entre outras tantas misturas de técnicas e serviços ( Ou tudo ao mesmo tempo, rs ). Enfim o cabelo é composto por estruturas queratinizadas, pigmentos e outros elementos que no momento não precisamos destacar. A sua estrutura é composta fisicamente por 3 partes que merecem destaque.
Cutícula é a camada mais externa do cabelo, a título de comparação, ela é próxima a escamas incolores sobrepostas, como mostram as figuras. Se bem estruturadas conferem um cabelo saudável e brilhante. Se elas forem processadas por qualquer química ou tração inadequada, ficarão elevadas e o cabelo se torna áspero e sem brilho.
Córtex: Possivelmente a parte mais importante do fio, onde encontramos os pigmentos naturais do cabelo. Todo processo químico se concentra nesta parte.
Medula: parte interna da estrutura, compostas por células queratinizadas, não influindo nos processos químicos.
Quando o cabelo apresentar :
Ressecamento: As cutículas, provavelmente estão abertas ( dependendo do angulo da abertura será o grau do problema) ;
Fios Quebradiços: O cortex, deve ter sido agredido quimicamente por transformações drásticas e sem um pré teste de mechas. Excesso de coloração, alizamento inadequado, etc... A maioria dos danos , quase sempre é fatal... só VITAMINA T ou se existir a possibilidade tratamentos ( ainda teremos um post sobre o tema ).
Bom, o assunto é looooooongo. até a próxima!!!!!!
Hair Brasil
Todo ano acontece a super feira. Excelente oportunidade para os novos profissionais quanto aos que já estão na área se atualizarem. Principalmente aos que querem buscar as novidades em cosméticos, equipamentos e técnicas inovadoras para todas as áreas. Destacando os congressos em estética corporal ,manicures, maquiagem, podologia e muito mais... A feira apresenta seminários onde são abordados temas científicos em tricologia, sem contar com os fahion shows que são apresentados constantemente nos expositores das grandes marcas. Realmente um desfile de celebridades do "circuito hair mundial", com apresentações incríveis que fazem ampliar o conceito de moda para os cabeleireiros de todos os lugares, inclusive estrangeiros. Vale a pena destacar os grandes profissionais brasileiros que faram suas apresentações traduzindo a linguagem mundials, para um foco mais comercial. Muitas marcas conceituadas lançam suas novidades na feira, e podemos ter uma visão geral do que rola no universo dos cabelos.... Adquira logo suas credenciais!!!Nos encontramos lá!!!!
http://www.hairbrasil.com
Violeta X Amarelo
O Shampoo desamarelador é ideal para manutenção dos loiros. Limpa suavemente enquanto neutraliza os tons amarelados ( dependendo da nuance). Na sua formulação podemos encontrar pigmentos violetas ou azul, dependendo da marca...... No mercado encontramos shampoo + condicionador. Utilizar conforme necessidade ( 1z ou 2x por semana ). Hoje nos salões encontramos tratamentos rápidos de efeito desamarelador. Em 20 minutos Cabelo loiro lindo e super hidratado.. Lembrando que esses produtos funcionam melhor na altura de tom 9, 10 ou mais claros, ou seja Louros mais claros.
Sempre no studio eu observo o resultado das clientes que fazem uso destes produtos em casa ( home care ). Já teve relatos de clientes que disseram o cabelo ficar muito acinzentado. Neste caso diminuir a utilização que pode ser 1x por semana ou de 15 em 15 dias. Outro dia a cliente relatou não ver efeito algum.. Neste outro caso, não houve resultado por questão do tom cosmético, ou seja a cor estava um louro muito escuro ( praticamente um cobre ), não obtendo resultado pelo fato que o produto é mais indicado para louras mais claro com predominancia de tons amarelados. Até a próxima!!!! :)
Sempre no studio eu observo o resultado das clientes que fazem uso destes produtos em casa ( home care ). Já teve relatos de clientes que disseram o cabelo ficar muito acinzentado. Neste caso diminuir a utilização que pode ser 1x por semana ou de 15 em 15 dias. Outro dia a cliente relatou não ver efeito algum.. Neste outro caso, não houve resultado por questão do tom cosmético, ou seja a cor estava um louro muito escuro ( praticamente um cobre ), não obtendo resultado pelo fato que o produto é mais indicado para louras mais claro com predominancia de tons amarelados. Até a próxima!!!! :)
sábado, 9 de março de 2013
Que loira ser?
Ufa, hoje foi um dia bem corrido, que até meu secador pifou.... rs....
Bom hoje foi bem interessante, onde produzi 4 trabalhos de mechas no papel.... O primeiro foi um retoque de raíz. Geralmente, o ideal para um retoque é em torno de 4 a 6 meses. Gosto muito de fazer reflexo de papel. Fica super moderno e podemos controlar a quantidade de mechas, além de aplicar mais de um tom. Dá para começar com poucas mechas e ir aumentando a cada retoque. Procuro sempre trabalhar tons frios como louro bege ou louro acinzentado, e até mesmo a mistura dos dois. É fundamental uma análize do cabelo ( diagnóstico ). Antes de qualquer trabalho é fundamental o diálogo com a cliente, afinal QUE LOIRA ELA QUER SER?
1- Reflexo de papel retoque
2- Ombré hair
3- Mechas inversas para correção de cor
4- Retoque de reflexo primeira vez
sexta-feira, 8 de março de 2013
I love Mechas!!!!!!!!
Olá,
O que postar ?
Acabei de criar um blog , onde eu quero compartilhar minhas experiências, idéias e descobertas como profissional cabeleireiro. Há quase 14 anos começei minha jornada, sempre buscando conhecimentos na área. Des de cedo tive um primeiro contato com mechas. E acho que isso me influenciou tanto, que hoje sou especialista no assunto...
Éntão vamos lá.... até a próxima..
O que postar ?
Acabei de criar um blog , onde eu quero compartilhar minhas experiências, idéias e descobertas como profissional cabeleireiro. Há quase 14 anos começei minha jornada, sempre buscando conhecimentos na área. Des de cedo tive um primeiro contato com mechas. E acho que isso me influenciou tanto, que hoje sou especialista no assunto...
Éntão vamos lá.... até a próxima..
Assinar:
Postagens (Atom)